Crise hídrica no Nordeste foi principal assunto da Comissão de Desenvolvimento do Senado

Atraso nas obras da transposição do São Francisco foi o assunto mais discutido

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado foi dominada pelos debates sobre a crise hídrica no Norte e Nordeste em 2017. A transposição do Rio São Francisco, maior obra em andamento no país, e seus atrasos, foram foco de discussões e audiências. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve duas vezes na comissão para explicar os atrasos.

No relatório final com a avaliação das políticas públicas de segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste, a relatora e presidente da comissão, Fátima Bezerra (PT-RN) avaliou que a CDR teve papel fundamental na fiscalização. A comissão trouxe de volta a agenda do Projeto de Integração do São Francisco, e conduziu a pauta em um momento de grave crise hídrica.

Senadora Fátima Bezerra
Senadora Fátima Bezerra

"Foram seis anos seguidos de estiagem. Para se ter uma ideia, por exemplo, o meu Estado, Rio Grande do Norte, encontra-se com seus principais reservatórios com a capacidade hídrica abaixo de 15%", lamentou a senadora, na última reunião da CDR. "A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que é o nosso pulmão, que é o principal reservatório em matéria de segurança hídrica que o Rio Grande do Norte tem, está prevista para entrar em volume morto no mês de dezembro (de 2017)".

Para Fátima, a decisão de pautar a gestão das águas com foco no Norte e Nordeste foi muito oportuna.

"É o Nordeste, de um lado, com a estiagem, a escassez; e a sua região, o Norte, onde há abundância, mas vocês padecem de um grande problema, que é a distribuição dessas águas. É por isso que nós escolhemos essa temática. Creio que nada mais nada menos fizemos que o nosso papel, até porque não é nenhum favor, é o nosso dever colocar a CDR como uma instância de mobilizar a sociedade".

A reforma da Previdência, crise fiscal e incentivo à atividades de turismo também foram pautadas durante a sessão legislativa.

Mais lidas nesse momento