Rafaela Silva palestrará em conferência na Universidade de Harvard e no MIT

Campeã olímpica é uma das participantes da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento organizado por estudantes brasileiros nos Estados Unidos

A judoca Rafaela Silva será uma das palestrantes na Brazil Conference at Harvard & MIT(Massachusetts Institute of Technology), evento anual organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, nos Estados Unidos, que, desde 2015, reúne lideranças brasileiras de diversos setores para rodas de debates nas duas universidades americanas que dão nome ao evento.

Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ
Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

Primeira e única brasileira campeã olímpica e mundial de judô, Rafaela nasceu e cresceu na Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro, e, por meio do esporte, superou diversas barreiras para se tornar a maior judoca da história do Brasil. 

Em 2008, ela foi campeã mundial júnior; em 2013, se tornou a primeira mulher brasileira campeã mundial na classe adulta; e nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 conquistou o ouro olímpico, superando o trauma da eliminação precoce nos Jogos de Londres 2012 e dos insultos racistas que sofrera nas redes sociais após a derrota na capital inglesa. São essas e outras histórias que a atleta compartilhará em Harvard e no MIT com os compatriotas durante a conferência.

Além dela, outros respresentantes do esporte brasileiro estão confirmados no seminário, como o velejador Lars Grael e o nadador Clodoaldo Silva. Veja aqui a lista completa dos palestrantes confirmados. 

Mais lidas nesse momento