Embora o governador seja o favorito para vencer a eleição, avaliação do governo está bem baixa

O resultado da pesquisa realizada pelo Instituto DataAZ foi bom para o governador Wellington Dias (PT), ao apontar o chefe do governo estadual como o favorito para vencer as eleições, mas pouco generoso no resultado da avaliação positiva do governo. Só 29,92% (a soma de 6.67% de ótimo e 23,25% de bom) avaliam positivamente o governo Wellington Dias. Para 43,92% o governo é só regular, enquanto 11,25% acham o governo péssimo e 9,83% avaliam o governo como ruim; e não sabem e não opinaram, 5,08%. No quesito você aprova ou não aprova, o governo é aprovado por 53,33% contra 25,08% que desaprovam; 12,83% estão indiferentes; e 8,75% não souberam responder ou não opinaram.

Na pesquisa do Amostragem, realizada em fevereiro, a avaliação do governo apurada pelo instituto 43,98% dos entrevistados consideraram a gestão Wellington Dias ótima e boa, enquanto 41,78% avaliaram como regular: 11,17% apontaram a gestão como péssima e ruim; e 3,08% não souberam responder ou não quiseram opinar. No quesito aprova ou não aprova, na pesquisa de fevereiro 67,99% disseram aprovar o governo, enquanto 24,01% responderam que desaprovavam. Os 7,09% não responderam ou não quiseram opinar.

Nenhum dos dois institutos introduziu o quesito que avaliava a pessoa do governador Wellington Dias, no que diz respeito à sua imagem de governante ou o que acham da forma como governa o estado. Como a maior liderança política do estado, Dias tem uma habilidade incrível para conquistar a simpatia dos eleitores piauienses. Essa talvez seja o grande feeling que ele causa nas pessoas, uma atitude que faz com que as pessoas vejam nele a capacidade política para conduzir os destinos do estado.