Troca-troca de partidos no Piauí envolverá 3 deputados estaduais, quatro suplentes e 3 federais

Os atos de filiação devem ocorrer em datas a serem marcadas no final de março e início de abril

O prazo para a abertura da janela de transferência de deputados estaduais e federais do atual para um novo partido sem o risco de perderem o mandato começa na próxima quarta-feira, 7 de março, e vai até o dia 7 de abril.

Wilson Brandão, Robert Rios e Dr Pessoa
Wilson Brandão, Robert Rios e Dr Pessoa

No Piauí, três deputados estaduais com mandato, quatro suplentes e três deputados federais efetivos vão se utilizar da janela para se abrigar em uma nova legenda. Os deputados estaduais com mandato são Wilson Brandão, que trocará o PSB pelo PP, Robert Rios Magalhães, que deixará o PDT para ingressar no Democratas (DEM) e Dr. Pessoa, que está deixando o PSD e está buscando um novo abrigo partidário para por em prática seu projeto de se candidatar a um cargo majoritário este ano.

Antonio Félix, Evaldo Gomes, Henrique Rebelo, Francis lopes e Ismar marques
Antonio Félix, Evaldo Gomes, Henrique Rebelo, Francis lopes e Ismar marques

Por sua vez, os suplentes de deputado estadual migrarão para um único partido, o PTC. São eles Antonio Félix, atualmente no PSD, que negocia seu ingresso com o deputado e presidente do PTC Evaldo Gomes mas pode ir para o PMDB, o petista Henrique Rebelo, Francis Lopes, que está filiado ao PRP, e Ismar Marques, integrante do PSB, mas que está deixando a legenda e será candidato, possivelmente, a deputado federal.

Os três deputados federais que trocarão de legenda agora em março foram eleitos pelo PSB em 2014. Heráclito Fortes e Átila Lira devem migrar para o DEM (o primeiro já decidido), enquanto o segundo tem uma segunda opção, o PSDB, que não deve se concretizar. Já Rodrigo Martins já fechou com a direção nacional do PRB a sua filiação e o conseqüente controle do partido no estado. Os atos de filiação devem ocorrer em datas a serem marcadas no final de março e início de abril.

Desde as eleições de 2014, três deputados deixaram os partidos por onde se elegeram: Hélio Isaías e Fernando Monteiro, eleitos pelo PTB estão filiados no PP e PRTB respectivamente, enquanto o deputado Dr. Hélio, eleito pelo PTC, migrou para o PR. Um suplente, que está no exercício do mandato, a deputada Belê, trocou o PSB pelo PP.