Caminhar emagrece mais do que ir à academia

A caminhada é um ótimo exercício e o mais natural para o ser humano. É gratuito, pode ser feito a qualquer momento e não necessita de habilidades para sua prática, já que o fazemos desde nosso primeiro ano de vida. Ao caminhar construímos músculos fortes, tendões mais flexíveis e ainda movemos braços e mãos de maneira coordenada.

A caminhada melhora a capacidade respiratória reduz os riscos de problemas cardíacos, ativa o metabolismo e evita a retenção de líquidos.

Todos esses benefícios já são bastante conhecidos e até aí não há grandes novidades, mas em um estudo feito pela escola de economia de Londres, a médica Grace Lordan, analisando os relatórios da pesquisa anual de saúde da Inglaterra com foco em atividades que aumentam o condicionamento físico da população, identificou um padrão de índice de massa corporal menor e cintura mais fina entre as pessoas que praticavam caminhada todos os dias.

O surpreendente do estudo é que os resultados alcançados eram mais eficientes do que malhar em uma academia e mais - eram especialmente perceptíveis entre mulheres e pessoas acima dos 50 anos!

Porém, esses resultados só são alcançados se algumas regras forem seguidas. São três:

1. Ritmo

No estudo da Dra. Grace Lordan, as pessoas caminhavam rapidamente. Se o objetivo é perder peso, a caminhada deve ser rápida e não apenas um passeio. O passeio também é benéfico à saúde, mas os efeitos melhores que academia somente se for uma caminhada vigorosa que faça suar e seja coordenada com a movimentação dos braços, postura correta - peito para frente, abdômen contraído e corpo reto.

2. Regularidade

Não adianta fazer uma vez ou outra. Tem que ser todos os dias ou 3, 4 vezes por semana. A regularidade é importante também para baixar a pressão arterial e índice glicêmico de diabéticos.

3. Tempo

O ideal é 1 hora de caminhada para quem quer perder gordura. Mas, trinta minutos já produzem bons resultados como queima do açúcar circulante em diabéticos, baixa da pressão arterial, combate a depressão e outros problemas mentais, além de beneficiar o cérebro. As válvulas cardíacas passam a funcionar melhor oxigenando todo o corpo, retarda o envelhecimento, diminui os efeitos do estresse, evita osteoporose e melhora a atividade sexual, além de manter o corpo em forma.

Após os 30 minutos é que começa a queima de gorduras, portanto a caminhada visando a perda de gordura corporal deve se estender por pelo menos mais 15 minutos.

Seminário de Gestão em Saúde acontece hoje
Com o tema “Excelência da Gestão como Estratégia de Negócio”, o Seminário de Gestão em Saúde inicia-se hoje, a partir das 08h30, no Atlantic City. O seminário faz parte da programação da Feira Hospitalar do Piauí, evento que abrange os segmentos de saúde, negócios, tecnologia e inovação, oportunizando novos negócios para empresários do setor no Estado.

 

 De acordo com presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi), dr. Jefferson Campelo, o seminário tratará de temas essenciais para gestores e empresários do segmento. “Debateremos durante o seminário temas atuais e importantes para empresários e líderes da área de saúde e tecnologia, proporcionando momentos de aprendizado e troca de ideias que vão contribuir para o desenvolvimento da gestão em saúde no nosso Estado”, destaca.

 A programação inicia com o painel sobre diagnóstico e estratégias de desenvolvimento da Cluster de Saúde, com o palestrante Carlos Tarrason, da Cluster Consulting. No painel seguinte, Jefferson Campelo falará sobre as ações da Câmara Setorial da Saúde em prol do fortalecimento do Polo Empresarial de Saúde e os esforços para garantir que ele se torne um moderno Centro de Negócios. 

 Temas como gestão estratégica das despesas, compliance trabalhista, impacto da Reforma Trabalhista nas empresas, linhas de financiamento para pequenas e médias empresas, gestão estratégica de pessoas, desafios da certificação da Organização Nacional de Acreditação, aspectos importantes na contratação com planos de saúde, cooperativas de crédito e impacto da tecnologia na Medicina também serão abordados.

 As ações de desenvolvimento do setor de saúde do Piauí realizadas pelo Sindicato, por meio de parcerias com outros órgãos e instituições, incluem a aquisição de software, sistemas e equipamentos, negociações dos reajustes com operadoras de planos de saúde, estruturação e integração do botão do pânico nos estabelecimentos de saúde, além de melhorias no tráfego, sistema de águas e esgoto e energia elétrica na região do Polo de Saúde de Teresina.


Damásio Educacional Teresina / Polo Leste
Av João XXIII, 1527, São Cristovão , CEP 64051-005 / Contato:(86)3233-9206 

Pensamento do dia!!!