Cresce o segmento de construções sustentáveis em Teresina

Arquitetos, engenheiros e investidores estão aderindo ao conceito de construções sustentáveis

 

O conceito de sustentabilidade tem se expandido no mundo e sido utilizado em várias áreas, incluindo a de construção civil. Por ser a área que mais provoca impactos ao meio ambiente, muitos arquitetos e engenheiros no Brasil têm investido em projetos com intervenções no uso dos recursos naturais e aplicação de sistemas renováveis, como redução da geração de lixo nas obras.

O termo Construção Sustentável é a aplicação de tecnologias de menor impacto ambiental na construção civil. Esse tipo de construção reduz os custos econômicos, a produção de resíduos (lixo) e as perdas sociais geradas por esse campo de atuação, responsável por 40% da geração de lixo urbano e cerca de 50% dos impactos ambientais diretos e indiretos no planeta.

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

Edificações mais verdes

Em Teresina, este conceito ainda é incipiente, porém alguns investidores estão aderindo a esse tipo de construção, que preserva mais a natureza e proporciona mais qualidade de vida.

 Segundo especialistas, as construções sustentáveis proporcionam inúmeras vantagens e benefícios para os seus investidores. As principais são:

- Melhoria da qualidade ambiental, como a redução da poluição do ar;

- Redução da temperatura (sensação térmica);

- Racionalização dos sistemas construtivos e de tecnologias;

- Redução significativa na geração de resíduos de construção e demolição (RCD), que representa um ganho para o investidor e para o meio ambiente.

Reciclagem na construção civil 

O Brasil é o quarto país que mais ergue construções sustentáveis no mundo, segundo o Green Building Council (USGBC), maior órgão internacional de certificação do setor.

Com o objetivo de estimular e implantar a política de reciclagem de entulhos na construçãocivil do Estado, o deputado Rubem Martim (PSB) apresentou o Projeto de Lei nº 107, de 24 de setembro. O parlamentar defende que os resíduos recicláveis da construção civil sejam usados para novas construções através de ações como a criação de uma central de recebimento dos resíduos e de incentivos para as empresas que o fizerem.