Pesquisa para vice

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) venceu um round na disputa que mantém com o MDB para obter a vaga de vice na chapa de Wellington Dias. Ciro mexeu-se na direção de uma pesquisa de opinião pública para avaliar os dois nomes postos à mesa: Margarete Coelho, pelo Progressistas, e Themistocles Filho, pelo MDB. Sabe-se, no entanto, que o apoio popular é somente um ingrediente nessa disputa e neste caso a atual vice-governadora, muitíssimo bem avaliada, levaria vantagem. Politicamente, buscam-se os apoios fora dos partidos, já que tanto o Progressistas quanto o MDB fecharam questão em torno de seus nomes. Themistocles se mexe e foi à cata do apoio da primeira-dama e deputada federal Rejane Dias. Ele também conversou com Merlong Solano (Governo) e Franzé Silva (Administração e Previdência). Margarete tem a simpatia das mulheres do PT, de Regina Sousa e do deputado federal Assis Carvalho. Isso significa que a briga pelo espaço de vice na chapa de Wellington Dias vai se dar não nos partidos que indicarão o nome, mas no partido do governador, que será pressionado pelas correntes petistas para acatar um ou o outro nome em disputa.

Desembargador Joaquim Santana deve se lançar candidato à presidência do TJ-PI
Desembargador Joaquim Santana deve se lançar candidato à presidência do TJ-PI

Bermudas
O vereador Deolindo Moura (PT) apresentou projeto de lei permitindo o uso de “bermudas e similares” por servidores municipais de Teresina durante o bê-erre-o-bró. Muito bem, boa ideia, mas ele poderia pedir que sua madrinha política, Rejane Dias (PT), secretária de Educação, levantasse a proibição que existe de se entrar na sede da Seduc vestindo bermudas.

Cadeia de comando
Um conhecedor dos corredores e gabinetes do Tribunal de Justiça do Piauí afirma que, a despeito de o CNJ ter melado a reeleição de Erivan Lopes, o grupo sob influência do atual presidente da corte tende a fazer o sucessor.

Cadeia de comando 2
Fala-se que o candidato a presidente apoiado por Erivan será Joaquim Santana.
Que, certamente, batera chapa com o colega Ricardo Gentil, dito apoiado pela oposição.

Pesquisa
Uma pesquisa em mãos de Wellington Dias indica que, por agora, o nome mais forte na oposição é o de Firmino Filho. O pré-candidato tucano Luciano Nunes é traço, embora anime bem os políticos que se opõem ao governo petista.

Nem aí
Todas as pesquisas eleitorais realizadas até aqui indicam que quem está muito interessado em política são jornalistas e político. O eleitor não está nem aí para eleição, pois mais de dois terços sequer sabe em quem votar para governador. Para deputado então, o desinteresse é quase total.

Você é meu!
João Madison Nogueira, o mais governista dos deputados do MDB, é o nome cotado para assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A definição dos nomes dos presidentes de comissões deve na semana que vem.

Autorização
Wellington Dias (PT) pediu que a Assembleia Legislativa autorize uma viagem a Portugal. O governador vai à cata de uma empresa de produção de celulose para implantar uma fábrica no Piauí, que ficou a ver navios após a Suzano suspender investimento semelhante.

Validade
A multidão de suplentes na Alepi com certeza dificulta a formação das comissões. Como a partir de 7 de abril os deputados estaduais que são candidatos precisam voltar aos mandatos. Dez suplentes devem ficar no limbo a partir de abril.

Novo rumo
Paulo Martins, irmão do suplente convocado Aluísio Martins, ambos do PT, ensaia uma candidatura a deputado federal. Se isso ocorrer, o ex-prefeito de Campo Maior e atual presidente da Fundação de Esportes quebra as pernas de Merlong Solano, que deve disputar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados.

Refresco
Um dos primeiros projetos de lei a ser lido neste ano da Assembleia Legislativa teve origem no Tribunal de Justiça do Estado e reajusta em 4,5% os valores pagos aos ocupantes de cargos em comissão. Não parece muito, mas no ano passado a inflação oficial medida pelo IPVA foi de 2,95%.

Lista dos tarados
O deputado estadual Dr. Hélio (PTC) propôs uma lei polêmica criando um cadastroi estadual de pedófilos. Entrariam no rol pessoas condenadas sem possibilidade de recursos por crimes sexuais contra crianças.

Veto
Projeto de lei aprovado pelos deputados estaduais do Piauí para proibir a venda de refrigerantes em escolas públicas e privadas foi vetado pelo governador Wellington Dias. A razão do veto é que a matéria é de competência da União.

Ping Pong

Morte por inanição

O caminhoneiro Capuchu era conhecido por seu carro mal conservado e uma prole grande. Um dia, foi parado em uma blitz. O guarda começa a vistoriar o veículo e percebe que não tem documentos e está sem diversos itens de segurança. Anuncia que vai apreender o veículo. 
Guarda: “Lamento, seu Capuchu, mas vou apreender o veículo”. 
Capuchu: “Pois vai morrer gente”. 
Guarda: “O senhor está me ameaçando?” 
Capuchu: “Não. Tou dizendo é que lá em casa vai morrer gente de fome”.

Expressas

O Tribunal de Contas do Estado propôs projeto de lei para normatizar a carreira de seus auditores fiscais.

Dr. Pessoa anda flertando com vários partidos para ser candidato a governador, mas segue líder do PSD na Assembleia Legislativa.

Bessah Filho, suplente no exercício do mandato, será líder do bloco Progressistas-PTB. Mas só até 7 de abril, quando sai para dar vaga a um titular.