Jogo de cena

Para quem conheceu o político Luciano Nunes (três mandatos de deputado estadual) é compreensível especular que a candidatura de seu filho, o deputado Luciano, a governador, lançada, assim, repentinamente, pode significar projetos de varias negociações, entre as quais, a de assegurar vaga no TCE para o próprio filho, um projeto antigo que não teve condição de se viabilizar, até agora. Na verdade, o quadro político do Piauí para as eleições deste ano ainda se encontra bastante embaralhado, confuso, mas algumas premissas não podem ser descartadas e são irreversíveis. A chapa governista está pronta, nos mesmos moldes dos atuais eleitos, ou seja, Wellington Dias e Margarete Coelho, governador e vice, Ciro Nogueira e Regina Sousa, para o Senado. O jogo de Themístocles Filho é exatamente saber como viabilizar-se na chapa majoritária. Mas para isso, tem que contar somente com os seus próprios métodos, e a força da presidência da Assembleia Legislativa. De antemão, sabe que não pode contar com o deputado federal Marcelo Castro, que sempre estará procurando um espaço para si mesmo, eventualmente até uma vaga de senador, se for possível. Ou seja, a candidatura de Luciano Nunes nesse contexto, parece muito mais um instrumento de troca onde se articularia a desistência do candidato para viabilizá-lo junto ao Tribunal de Contas do Estado, embora se saiba, preliminarmente, que PSDB e PT não estarão juntos na campanha de 2018, até pela genética diferente dos dois partidos nacionalmente. Ou, de outro jeito, o que se tem ainda é um emaranhado de situações onde um grande jogo de cena é o que aparece para população.

Marcelo Castro está na China, mas com o dedo na política  (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Marcelo Castro está na China, mas com o dedo na política (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Lá vem!
Wellington Dias anunciou em São Raimundo Nonato que vai liberar R$ 10 milhões para a pavimentar a estrada que liga a BR-020 a Varzea Branca. A pedido do deputado Marcelo Castro. 
A obra havia sido feita por uma das construtoras da família de Marcelo, a Jurema, com recursos da Codevasf. Mas está que nem tábua de pirulito, cheia de buracos, menos de cinco anos depois. 

Quem?
Agora... adivinhem quem vai fazer a estrada para Varzea Branca, se de fato o governador cumprir a promessa de soltar os R$ 10 milhões? 

Missa
Themistocles Filho, João Madison e Jeová Alencar eram os políticos piauienses presentes à missa de 7º. Dia pela alma de Humberto Coutinho, anteontem, em São João do Sóter.
O santuário de São Francisco das Chagas lotou. 

A candidatura
Marcelo Castro está na China, vendo fórmulas de reprodução bovina mais baratas para suas inúmeras fazendas, inclusive para a mais nova, pras bandas de Caxias, no Maranhão. 
Mas, ainda longe daqui, Castro tem o dedo na propalada candidatura de Luciano Filho ao governo.

Marmota
Diz-se, reproduzindo palavras de um deputado estadual, que a candidatura “é marmota inventada por Marcelo e Wilson Martins, mais para atrapalhar os planos do presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, de vir a ser o vice de Wellington”.
Marcelo age silenciosamente para sair candidato ao Senado com o índio.  

Factoides
Diariamente aparecem oposicionistas em fotos anunciando formação de grupos visando formar chapa para combater Wellington Dias. 
Ontem, lá estava Luciano Filho com o ex-governador Wilson Martins. 

Odontologia
O número de vagas para o curso de Odontologia do Uninovafapi foi ampliado. São mais 100 vagas oferecidas nos turnos diurno e noturno, metade delas será preenchida por meio do Enem. 
O calendário de inscrições e provas agendadas está disponível no sitevestibular.uninovafapi.edu.br

Bolsa poderosa
A história pode ser apenas mais uma do folclore, mas se diz que em Piripiri um sujeito rasgou o jogo da mega sena porque o vizinho disse que saindo premiado ele iria perder o beneficio do Bolsa Familia. 
“Sendo para perder o meu Bolsa Família, não quero não”, disse, fazendo picadinho do jogo.

O professor
Na Alemanha, o salário do professor é o mais alto, entre todas as categorias. 
Foi por isso que, ao receber reivindicações de juízes para aumentar seus salários, a primeira ministra Ângela Merkel teria se saído assim: “vocês não podem ganhar mais que os que os ensinaram”. 
Aqui, o salário do professor é de mata-lo de fome e de vergonha. 

Quebra-quebra
Queira Deus que a cidade não sofra e a população não padeça com o quebra-quebra que os estudantes podem fazer depois do aumento concedido pelo prefeito Firmino Filho. 
Ainda que ele tenha dado 10 centavos a menos. 

Ping Pong

Candidatos natimortos

Eleitor declarado de Wellington Dias, Romildo chega ao café São Braz, no Teresina Shopping, desdenhando de outras candidaturas. Puxa assunto com Charles Sales. 
Romildo: “Podemos ver duas candidaturas, uma a presidente e a outra a governador do Piauí,  que não vão para lugar nenhum...”
Charles: “Quais são?”
Romildo: “A do Luciano Huck, da Globo, apelidada de Luciano Plim-plim e a do Luciano Nunes, chamada de Luciano The Flash”. 

 

Expressas

Parque Alvorada ganhará creche da Prefeitura com berçário em fevereiro. O CMEI também vai ofertar vagas para crianças de 6 meses de idade a 2 anos.

Contribuintes com parcelamento de débitos podem retirar guias pela internet. As guias serão emitidas atualizadas monetariamente.

Lagoas do Norte: Praça dos Orixás recebe espetáculo teatral. Peça será encenada na próxima sexta-feira, a partir das 19h.