Ser ruim dá notícia

Em dezembro passado, 80 mil estudantes da rede pública municipal de Teresina tiveram suas matrículas renovadas automaticamente, pela internet. A partir do dia 15 de janeiro, abrem-se mais 11.297 vagas para novos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Somam-se a essas vagas, mais 5.171 para alunos de 4 e 5 anos nos Centros Municipais de Educação Infantil. Em fevereiro, 6 mil vagas para creches vão ser abertas. Com isso, somam-se quase 103 mil estudantes de creches, ensinos infantil e fundamental. Os números e até aqui a ausência de queixas de pais contra falta de vagas ou dificuldades de para encaixar seus filhos em escolas municipais fazem com que a educação pública na capital do Piauí deixe de ser notícia. Não é notícia o funcionamento normal ou até bem além do que é a educação pública no Brasil. Talvez por isso, o Estado de Roraima (552,6 mil habitantes em 2017) tenha sido protagonista de notícias em rede nacional neste começo de ano, exatamente por não conseguir oferecer escolas para suas crianças e adolescentes. Na capital, Boa Vista (332 mil moradores em 2017), não há vagas, as pessoas dormem na fila para que seus filhos estudem numa escola próxima de suas casas. Trata-se de problema recorrente por lá. Desde 2105 há filas em escolas públicas. Parece que não há vontade de mudar e assim a educação em Roraima segue sendo notícia. Felizmente, em Teresina, não.

Robert Rios: o povo gosta mais do ladrão (Foto: Divulgação/Alepi)
Robert Rios: o povo gosta mais do ladrão (Foto: Divulgação/Alepi)

Ócio
O ano propriamente dito nas repartições públicas estaduais deve começar na segunda-feira. Até sexta-feira, 5 de janeiro, prevalecia uma pasmaceira sem fim na administração pública estadual, a ponto de o Diário Oficial não ter sido atualizado e ainda permanecer no finado ano de 2017.

Desabafo
Do deputado Robert Rios (PDT), em postagem feita em seu perfil numa rede social, ontem: “De tanto ver o sucesso dos corruptos na política, passo a acreditar que o povo gosta de ladrão. Era só não votar neles”.

Drenagem
As chuvas caídas ontem em todo o Piauí mostraram que a drenagem urbana não é nem nunca foi prioridade para os prefeitos. Em diversas cidades houve pontos de alagamento, com vias públicas e casas invadidas pelas águas da chuva.

Vaga
Desde que James Guerra deixou o cargo, segue vago o lugar de presidente da Fundação Wall Ferraz, responsável por políticas públicas de qualificação de pessoas e servidores públicos municipais.

Fundo
A Prefeitura de Teresina acaba de criar o Fundo de Assistência ao Servidor (FAS) na estrutura do seu instituto de Previdência (IPMT), para custear os serviços de assistência à saúde do servidor, através do IPMT Saúde, e do Plano de Saúde Especial dos Servidores do Município de Teresina (Plante).

Contribuição
A adesão ao fundo, conforme a lei que o criou será facultativa, mas quem o fizer terá que descontar 3% da remuneração total bruta percebida mensalmente.

Sem receber
Não tarda e os hospitais e clínicas de Teresina vão de novo decretar moratória no atendimento a servidores públicos estaduais. É que o Iasp (antigo Iapep) só repassou os pagamentos a procedimentos realizados em nove dos doze meses de 2017.

Monumento
O Parque Municipal da Floresta Fóssil do Rio Poti mudou de nome. Agora se chama Monumento Natural da Floresta Fóssil do Rio Poti. A área de preservação é a mesma: 33 hectares, mas as normas para preservação serão mais rígidas, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Soja
O cultivo de soja está sendo cada vez mais próximo de Teresina. E não é em território piauiense, mas no Maranhão. No município maranhense de São João do Sóter plantaram-se neste ano algumas centenas de hectares do grão.

Retorno
Os deputados estaduais voltam às suas atividades em plenário na Assembleia Legislativa em dois de fevereiro, uma sexta-feira – dia da semana normalmente reservado a um dolce far-niente pelos senhores parlamentares.

Tá bom!
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), jura de pés juntos e dedos cruzados que Themistocles Filho nada teve a ver com sua super antecipada reeleição para o cargo. Ato contínuo, diz que desde que foi reeleito sua amizade com o presidente da Assembleia Legislativa só aumentou. 

Ping Pong

Séculos de experiência

Conversa na sexta-feira no Bar do Mijo, agora funcionando no restaurante Casarão. Estavam à mesa Sílvio Mendes, Sabino Paulo, Abelardo Carvalho, Paulo Henrique de Araújo Lima, Ruy Berger, Feitosa da Comepi e Tião Sorriso. Paulo Henrique puxava conversas do arco da velha, uma delas sobre a trajetória política de Sabino Paulo. Abelardo ouve impressionado. 
Abelardo: "Paulo Henrique, rapaz, tu parece que tem 100 anos". 
Paulo Henrique: "Abelardo, 100 anos eu tenho só de Sabino Paulo".

Publicado originalmente em 18 de junho de 2012.

Expressas

A barragem de Atalaia, em construção nos municípios de Corrente e Sebastião Barros, será chamada oficialmente de Jesy Lemos Paraguassu que foi prefeito de Corrente.

Quinta-feira, 11, o PT começa a se mobilizar no Piauí para gritar nas ruas a inocência do ex-presidente Lula.

A chuva de ontem, apesar de transtorno em Teresina e outras cidades, chegou em boa hora para aplacar o calor.